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Criação de uma Ficha de Negócio Google Places

Crie ou reclame a sua ficha do Google Places serviço do Google que promove e georeferencia os negócios ao ní­vel local denomina-se Google Places  (substituiu o Local Business Center).

Este serviço é fundamental para que os sites apareçam nas procuras com intenção local.  As regras de optimização mantêm-se e uma ficha de cliente bem construida é essencial para que os sites apareçam na parte superior do ecran e referenciados no mapa do canto superior direito.

Existem 2 tipos de fichas:

    • verificadas pelo proprietário
    • não verificadas pelo proprietário
Passos para criar ou reclamar uma ficha de negócio:

1-Criar ou reclamar uma ficha existente

Provavelmente a sua empresa já está no Places mesmo que não a tenha inscrito. Poderá facilmente verificar a situação se fizer uma procura pelo nome dela seguido da cidade onde está baseada (por exº: Clinica Morais & Sarmento Cascais).

Se o seu nome aparecer clique no link que diz Página places no lado direito. Será enviado para a sua ficha do Google Places onde poderá reclamar a ficha clicando em sou o proprietário na parte superior direita.

Se não aparecer pode criar uma ficha nova em www.google.com/places

2-Verifique a sua conta do Places

Uma vez criada ou reclamada uma ficha um passo obrigatório é verificar a mesma para que os motores de pesquisa lhe reconheçam credibilidade como proprietário do negócio e a informação possa começar a aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

O processo é bastante fácil e consiste em seguir as instruções providenciadas, ou seja indicar uma morada ou telefone para onde o Google Places fornecerá um código de 5 digitos para verificação.

3-Optimização da ficha do Google Place

Este ponto é aquele que vai fazer toda a diferença na quantidade de vezes que a sua ficha vai ser apresentada e nas condições em que isso vai acontecer.

Tí­tulo da ficha

Aqui deverá usar o seu nome e o seu local. As palavras chaves usadas no titulo devem refletir os termos utilizados por quem procura os seus produtos ou serviços. Aqui deverá têr em atenção o volume de pesquisa para os termos a utilizar para que se reflita em visitas à  sua ficha e em consequência também ao seu site.

Descrição da ficha

Seja breve e conciso na descrição do seu negócio. Pode incluir algumas palavras chave usadas no tí­tulo mas sem exagerar na quantidade.

Escolha das categorias

A escolha de uma categoria relevante é bastante importante. Pode usar até 5 categorias mas não utilize nenhuma que não seja directamente relacionada com a sua actividade.

Completar a ficha

Na restante parte da ficha deverá incluir toda a informação relevante para o seu negócio. Poderá incluir:

  • contactos telefónicos
  • email
  • endereço web
  • horários de funcionamento
  • Área de cobertura dos seus serviços
  • modos de pagamento
  • localização no Google Maps
  • imagens
  • video
  • informações adicionais que sejam relevantes para a caracterização do negócio (marcas comercializadas ou existência de estacionamento, por exº)

Depois de submetida a informação deverá esperar aproximadamente 1 a 2 semanas até receber na morada indicada na ficha uma carta do Google Places com o seu código de verificação (5 digitos). Deverá introduzir o código seguindo as instruções indicadas na carta para que a sua ficha seja validada e começe a aparecer nas pesquisas com intenção local relacionadas com a sua actividade de negócio.

Terá acesso na sua ficha aos dados básicos de acesso e consulta da mesma nomeadamente o nº de vezes que a sua ficha foi apresentada no motor de pesquisa do Google e o número de vezes que foi clicada e consultada.  Poderá ainda saber se o utilizador que visualizou a sua ficha consultou a sua localização no Google Maps ou foi obtêr mais informação no seu website.

4-Menções e links

Ao têr uma ficha no Google Places passará a poder ser avaliado pelos utilizadores do seu negócio. Sugira a alguns clientes que façam um comentário na sua ficha sobre a experiência que tiveram. Tenha atenção e consulte regularmente a ficha do Google Places para obtêr feedback dos clientes e poder corrigir situações que sejam reportadas pelos utilizadores. Em alguns casos podem surgir comentários de spam de competidores/utilizadores menos escrupulosos que deverá reportar para que sejam removidos pelo Google. A quantidade de links para o website referido na ficha tambêm ajuda no ranking da sua ficha Google Places pelo que a quantidade e principalmente qualidade dos mesmos deverá ser suportada por uma eficiente estratégia de link building.

Estes são os passos fundamentais para que possa tornar o seu negócio mais visível no Google sem ter custos.

Existem alguns factores como o volume de procuras e outros pequenos truques que poderão fazer a diferença mas que são reservadas para os clientes que utilizam os nossos serviços.

Esperamos que esta informação tenha sido útil e o ajude a criar ou reclamar a sua ficha no Google Places para que o seu negócio obtenha a visibilidade que merece e consiga atrair mais clientes alcançando o sucesso pretendido.


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