O Google Ads (denominado anteriormente de Google AdWords) é uma ferramenta de publicidade online bastante poderosa e eficaz se usada convenientemente
O Google “vende a ideia” de que qualquer pessoa poderá começar a usar os anúncios do Google e começar a aparecer para os clientes que procuram os serviços ou produtos que o seu negócio comercializa. Muitas vezes até disponibiliza coupons de crédito para se começar a anunciar no Google experimentar a publicidade do Google. E até é verdade mas na prática a grande maioria dos utilizadores têm uma má experiência e ficam receosos de continuar a pagar pelos anúncios já que muitas vezes têm muitos cliques mas não sentem os resultados a aparecer!
A realidade é bem menos agradável. Na verdade existem vários problemas que surgem para utilizadores menos experientes
- A primeira dificuldade existente é numa correcta estruturação da conta de anunciante. A forma como se estruturam e configuram as campanhas é determinante no sucesso da ação publicitária
- A segunda e talvez a mais dramática é a falta de quantificação de resultados. Isso faz com que o anunciante saiba quanto investe mas não tem forma de quantificar os resultados dessa publicidade
- A utilização e escolha das palavras chave que fazem aparecer os anúncios é talvez o erro mais penoso para o bolso dos empresários, que quase sempre acabam por comprar cliques ao Google completamente inúteis
- Por último a falta de otimização de uma conta do Google Ads faz com que o desempenho tenha dificuldade em melhorar ao longo do tempo.
Mesmo com os pontos anteriores corretamente implementados se não houver uma leitura dos indicadores de forma a tomar decisões que levem a uma melhoria de desempenho, muito dificilmente se irá ter um retorno do investimento na publicidade no Google
Por isso o nosso conselho para quem quer anunciar no Google é o seguinte:
- Se vai começar a anunciar pela 1ª vez tem toda a vantagem em pedir ajuda a um profissional que lhe garanta que a sua conta tenha as campanhas corretamente configuradas segundo a estrutura do seu site e das suas necessidades particulares (horários, geografia e principalmente keywords).
Um parceiro certificado ainda lhe poderá facilitar um crédito em cliques (normalmente o dobro do valor que o Google distribui em coupons). Isso facilita muito o seu investimento inicial! - Se já anuncia mas sente que os resultados são insatisfatórios então deverá recorrer a um gestor profissional para que lhe possa ajudar na identificação dos problemas que pode estar a ter nas suas campanhas.
Muitas vezes são coisas simples mas que comprometem o sucesso da sua publicidade no Google
Quer ser independente a gerir as suas campanhas?
Nesse caso aconselhamos vivamente que siga o nosso tutorial resumido para autodidactas
