Como iniciar um blog em wordpress para ganhar tráfego e atrair potenciais clientes

Quer começar um blog para aumentar o tráfego do seu site e atrair potenciais clientes? Bom, você veio ao lugar certo!

Neste artigo, vamos mostrar-lhe como iniciar um blog no WordPress passo a passo, para que você possa começar a gerar tráfego e atrair clientes em potencial para o seu negócio.

Mas, antes de começarmos, é importante ter em mente que um blog bem-sucedido requer algum trabalho. Não é algo que você pode configurar e esquecer. Você precisará publicar conteúdo regularmente e promover seu blog para garantir que ele cresça.

No entanto, se você estiver disposto a investir o tempo e esforço necessários, ter um blog pode ser extremamente recompensador. Além de ajudar a aumentar o tráfego do seu site, um blog também pode ajudar a converter visitantes em clientes e clientes em clientes leais.

Agora que você sabe o que precisa para ter um blog bem-sucedido, vamos dar uma olhada em como iniciar um blog no WordPress.

1. Escolha um domínio e um serviço de hospedagem

O primeiro passo para iniciar um blog no WordPress é escolher um domínio e um serviço de hospedagem.

O domínio é o endereço do seu site (por exemplo, example.com). Já o serviço de hospedagem é o que mantém seu site online.

Há muitos serviços de hospedagem diferentes por aí, mas recomendamos que você use o WordPress.com ou o Bluehost.

O WordPress.com é uma plataforma de hospedagem de sites gratuita que é mantida pelo WordPress.org. Ele é uma ótima opção se você estiver apenas começando e não quiser investir muito dinheiro.

No entanto, o WordPress.com tem algumas limitações. Por exemplo, você não poderá instalar plugins e temas personalizados e não terá acesso a todos os recursos do WordPress.

Se você deseja um blog mais poderoso e flexível, recomendamos que use o Bluehost. É uma das principais empresas de hospedagem de sites do mundo e oferece um ótimo desconto para os leitores do WPBeginner.

Com o Bluehost, você obterá um domínio gratuito quando se inscrever para um plano de hospedagem e pagará apenas US$ 2,95 / mês (se você se inscrever usando nosso link exclusivo).

2. Selecione um tema do WordPress

Depois de escolher um domínio e um serviço de hospedagem, é hora de selecionar um tema do WordPress.

O tema é o design do seu site. Ele determina como seu site se parece e se sente. Existem dezenas de milhares de temas diferentes disponíveis, então você terá muitas opções para escolher.

Mas não se preocupe, pois ainda não estamos prontos para escolher um tema. Primeiro, precisamos instalar o WordPress.

3. Instale o WordPress

Agora que você tem um domínio e um serviço de hospedagem, é hora de instalar o WordPress.

Isso pode parecer intimidador, mas na verdade é bem fácil. A maioria dos serviços de hospedagem oferece um instalador de um clique que torna o processo de instalação do WordPress extremamente simples.

Por exemplo, se você estiver usando o Bluehost, basta clicar no botão “Instalar WordPress” na área de painel de controle e seguir as instruções.

4. Escolha um tema

Agora que o WordPress está instalado, é hora de escolher um tema.

Como mencionamos anteriormente, existem dezenas de milhares de temas do WordPress disponíveis. Você pode escolher um tema gratuito ou pago.

Os temas gratuitos são ótimos se você estiver apenas começando e não tiver muito dinheiro para investir. No entanto, eles geralmente têm menos recursos e suporte do que os temas pagos.

Se você estiver procurando um tema de qualidade, recomendamos que você dê uma olhada no ThemeForest. Lá, você encontrará centenas de temas de alta qualidade para escolher.

5. Publique seu primeiro post

Depois de escolher um tema, é hora de publicar seu primeiro post.

Para fazer isso, vá para a área de administração do WordPress e clique em “Posts” » “Adicionar novo”.

Isso abrirá a interface de edição de posts do WordPress. Aqui, você poderá escrever o título e o corpo do seu post e inserir imagens e vídeos.

Uma vez que você esteja satisfeito com o seu post, basta clicar no botão “Publicar” para publicá-lo no seu site.

Voila! Você acabou de publicar seu primeiro post.

6. Adicione funcionalidades extras com plugins

Agora que você tem um tema e um primeiro post publicado, é hora de adicionar algumas funcionalidades extras ao seu site usando plugins.

Os plugins são pequenos programas que você pode instalar no WordPress para adicionar novas funcionalidades ao seu site. Existem plugins para praticamente tudo, desde a criação de formulários até a optimização do SEO do seu site.

Você pode encontrar plugins para quase tudo no WordPress.org Plugin Directory. Lá, você poderá pesquisar plugins por categoria ou funcionalidade.

7. Configure o SEO do seu site

Se você quer que seu blog seja bem-sucedido, precisará pensar em SEO.

O SEO é o processo de otimizar seu site para os mecanismos de busca, como o Google. Isso ajudará seu site a se classificar mais altamente nos resultados de pesquisa, o que significa mais tráfego para você.

Felizmente, o WordPress é extremamente amigável para os mecanismos de busca. No entanto, você ainda precisará configurar as coisas para garantir que seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usando um plugin de SEO, como o Yoast SEO. Este plugin gratuito adicionará um painel de configurações de SEO para cada post que você publicar, para que você possa otimizá-lo para um determinado termo de pesquisa.

8. Promova seu blog

Publicar conteúdo é apenas metade da batalha. Para ter um blog bem-sucedido, você também precisará promover seu blog para garantir que as pessoas o vejam.

Existem muitas maneiras de promover seu blog. Algumas das principais maneiras incluem o marketing de conteúdo, o marketing de mídia social e o marketing por e-mail.

Você também pode querer considerar a realização de parcerias com outros blogs ou sites relevantes para o seu nicho. Por exemplo, você pode trocar links ou guest posts com outros bloggers.

9. Analise seu progresso

Por fim, mas não menos importante, certifique-se de analisar o progresso do seu blog.

Isso ajudará você a ver o que está funcionando e o que não está e ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo em conformidade.

Existem muitas maneiras de fazer isso, mas uma das maneiras mais fáceis é usando o Google Analytics. É um software gratuito que rastreia o tráfego do seu site e fornece informações detalhadas sobre seus visitantes.

Conclusão

Como você pode ver, iniciar um blog no WordPress não é tão difícil quanto parece. Se você estiver disposto a investir o tempo e esforço necessários, ter um blog pode ser extremamente recompensador.

Este artigo mostrou-lhe como iniciar um blog no WordPress passo a passo. Agora é sua vez de colocar essas dicas em prática e começar a gerar tráfego e atrair clientes para o seu negócio.

Quer ajuda profissional?

Captação de Clientes na Advocacia

Captação de Clientes na Advocacia

Como fazer captação de clientes na advocacia? A advocacia é um campo muito competitivo e, para ter sucesso, é preciso saber como captar clientes. Felizmente, existem algumas estratégias que podem ajudar os advogados a captar

Ler mais
Otimização de imagens

Otimização de imagens

A Otimização de imagens é um elemento importante de qualquer site ou aplicação web Elas podem ajudar a tornar o seu conteúdo mais atrativo e fácil de compreender, além de aumentar o engagement do seu

Ler mais
O remarketing

O remarketing

O remarketing é uma estratégia que tem vindo a ganhar terreno nos últimos anos, permitindo às empresas “seguir” os seus clientes na Internet A ideia do remarketing é simples: Ao visitar um site, o utilizador

Ler mais