Ao fazer uma pesquisa num motor de busca, estamos a utilizar o SERP, que é a sigla para Search Engine Results Page
Ou seja, a página de resultados de pesquisa num motor de busca
Ao introduzir uma palavra-chave na caixa de pesquisa do Google, ou de outro motor de busca, este irá pesquisar na sua base de dados, que contém milhões de páginas web, e irá mostrar-nos os resultados que considera mais relevantes para a palavra-chave que pesquisamos.
Os motores de busca utilizam algoritmos para determinar a relevância dos resultados que apresentam para uma determinada palavra-chave.
Esses algoritmos são complexos e estão sempre a ser atualizados, pelo que os resultados das pesquisas podem variar ao longo do tempo.
Cada vez que fazemos uma pesquisa num motor de busca, este guarda-nos essa informação e usa-a para, posteriormente, personalizar os resultados das pesquisas que fazemos.
Por exemplo, se pesquisarmos várias vezes a palavra-chave “futebol”, o Google irá, eventualmente, começar a dar-nos mais resultados relacionados com o futebol, mesmo que esses resultados não sejam os mais relevantes para a palavra-chave que pesquisámos.
.
Como funciona o SERP?
O SERP é composto por vários elementos, que podem ser divididos em dois grupos principais:
Os elementos orgânicos e os elementos de publicidade.
.
Os elementos orgânicos são os resultados que aparecem no SERP de forma gratuita, ou seja, os sites que não pagaram para estar lá.
A posição que um site ocupa num SERP depende dos algoritmos do motor de busca, que determinam a relevância do site para a palavra-chave pesquisada.
.
Por outro lado, os elementos de publicidade são os resultados que aparecem no SERP porque o site pagou para estar lá.
Os motores de busca oferecem aos seus anunciantes a possibilidade de pagar para que o seu site apareça numa posição privilegiada no SERP, embora isto signifique que os resultados da pesquisa não sejam necessariamente os mais relevantes.
.
Quais os elementos que compõem o SERP?
Abaixo apresentamos os principais elementos que compõem o SERP:
O cabeçalho
: é o elemento que aparece no topo da página e onde se encontra o logo do motor de busca e a caixa de pesquisa.
A barra superior:
É o elemento que aparece em baixo do cabeçalho da página e onde se encontram os links para as diferentes secções do site do motor de busca (imagens, notícias, vídeos, etc.).
Os resultados da pesquisa:
são os elementos que aparecem no corpo da página e que correspondem às respostas do motor de busca à nossa pesquisa. Esses resultados podem ser de dois tipos: os resultados orgânicos e os resultados de publicidade.
As sugestões de pesquisa:
são os elementos que aparecem no final da página e que correspondem às sugestões do motor de busca para pesquisas relacionadas com a nossa pesquisa.