O que é o SERP

serp

Ao fazer uma pesquisa num motor de busca, estamos a utilizar o SERP, que é a sigla para Search Engine Results Page

Ou seja, a página de resultados de pesquisa num motor de busca

Ao introduzir uma palavra-chave na caixa de pesquisa do Google, ou de outro motor de busca, este irá pesquisar na sua base de dados, que contém milhões de páginas web, e irá mostrar-nos os resultados que considera mais relevantes para a palavra-chave que pesquisamos.

Os motores de busca utilizam algoritmos para determinar a relevância dos resultados que apresentam para uma determinada palavra-chave.

Esses algoritmos são complexos e estão sempre a ser atualizados, pelo que os resultados das pesquisas podem variar ao longo do tempo.

Cada vez que fazemos uma pesquisa num motor de busca, este guarda-nos essa informação e usa-a para, posteriormente, personalizar os resultados das pesquisas que fazemos.

Por exemplo, se pesquisarmos várias vezes a palavra-chave “futebol”, o Google irá, eventualmente, começar a dar-nos mais resultados relacionados com o futebol, mesmo que esses resultados não sejam os mais relevantes para a palavra-chave que pesquisámos.

.

Como funciona o SERP?

O SERP é composto por vários elementos, que podem ser divididos em dois grupos principais:

Os elementos orgânicos e os elementos de publicidade.

.

Os elementos orgânicos são os resultados que aparecem no SERP de forma gratuita, ou seja, os sites que não pagaram para estar lá.

A posição que um site ocupa num SERP depende dos algoritmos do motor de busca, que determinam a relevância do site para a palavra-chave pesquisada.

.

Por outro lado, os elementos de publicidade são os resultados que aparecem no SERP porque o site pagou para estar lá.

Os motores de busca oferecem aos seus anunciantes a possibilidade de pagar para que o seu site apareça numa posição privilegiada no SERP, embora isto signifique que os resultados da pesquisa não sejam necessariamente os mais relevantes.

.

Quais os elementos que compõem o SERP?

Abaixo apresentamos os principais elementos que compõem o SERP:

O cabeçalho

: é o elemento que aparece no topo da página e onde se encontra o logo do motor de busca e a caixa de pesquisa.

A barra superior:

É o elemento que aparece em baixo do cabeçalho da página e onde se encontram os links para as diferentes secções do site do motor de busca (imagens, notícias, vídeos, etc.).

Os resultados da pesquisa:

são os elementos que aparecem no corpo da página e que correspondem às respostas do motor de busca à nossa pesquisa. Esses resultados podem ser de dois tipos: os resultados orgânicos e os resultados de publicidade.

As sugestões de pesquisa:

são os elementos que aparecem no final da página e que correspondem às sugestões do motor de busca para pesquisas relacionadas com a nossa pesquisa.

Quer ajuda profissional?

Captação de Clientes na Advocacia

Captação de Clientes na Advocacia

Como fazer captação de clientes na advocacia? A advocacia é um campo muito competitivo e, para ter sucesso, é preciso saber como captar clientes. Felizmente, existem algumas estratégias que podem ajudar os advogados a captar

Ler mais
Otimização de imagens

Otimização de imagens

A Otimização de imagens é um elemento importante de qualquer site ou aplicação web Elas podem ajudar a tornar o seu conteúdo mais atrativo e fácil de compreender, além de aumentar o engagement do seu

Ler mais
O remarketing

O remarketing

O remarketing é uma estratégia que tem vindo a ganhar terreno nos últimos anos, permitindo às empresas “seguir” os seus clientes na Internet A ideia do remarketing é simples: Ao visitar um site, o utilizador

Ler mais