O Google Analytics é uma ferramenta de análise de website gratuita oferecida pelo Google que fornece insights detalhados sobre o tráfego de um site
Ele pode ser usado para monitorar a visibilidade de um negócio na internet, bem como para identificar oportunidades e ameaças para o crescimento do negócio
Para começar a usar o Google Analytics, basta criar uma conta e inserir o código de acompanhamento fornecido pelo Google em todas as páginas do seu website.
Uma vez que o código esteja funcionando, o Google Analytics começará a coletar dados sobre o tráfego do seu site, que podem ser visualizados em forma de relatórios detalhados.
Os relatórios do Google Analytics são extremamente úteis para monitorar a visibilidade de um negócio na internet.
Eles mostram o número de visitantes únicos que o site recebeu, bem como a origem do tráfego, o que permite identificar oportunidades e ameaças para o crescimento do negócio.
Além de monitorar o tráfego do site, o Google Analytics também pode ser usado para monitorar as conversões, ou seja, as ações que os visitantes tomam no site, como comprar um produto ou se inscrever para um serviço.
Ele também fornece insights sobre o comportamento dos utilizadores, o que pode ser extremamente útil para otimizar a experiência do utilizador e aumentar as taxas de conversão.
Para tirar o máximo proveito do Google Analytics, é importante que você investa um pouco de tempo em aprender a usar a ferramenta.
Felizmente, o Google oferece uma ampla variedade de recursos para ajudar os usuários a se familiarizarem com a ferramenta, incluindo vídeos tutoriais, artigos e webinars.
O Google irá descontinuar a versão atual do Analytics e aconselha todos os proprietários de sites a instalarem a nova versão Google Analytics 4 (GA4)
Para aprender mais sobre o GA4 pode assistir aos videos do canal do Google Analytics ou a uma versão que gostamos muito pela simplicidade e humor com que é apresentado
https://www.youtube.com/c/GoogleAnalytics